A história do Grupo Gaboardi é feita de coragem, trabalho e visão de futuro.
Tudo começou com Ulysses e Olga Gaboardi, filhos de imigrantes italianos, nascidos em Itatiba, interior de São Paulo. 1918 e 1920 (Olga).
Em 1958, Ulysses em 1958 radicou-se na cidade de Herval D’Oeste, em Santa Catarina, onde fundou sua primeira fábrica de fósforos: a Indústria de Fósforos Líder. Numa época difícil, ele assumiu uma empreitada homérica: implantar, em um lugar remoto, uma indústria pouco comum — a de fósforos — cuja produção inicial era quase totalmente artesanal. Mesmo assim, já competia com grandes empresas multinacionais, tecnologicamente mais avançadas.
Em 1961, com necessidade de expansão, encontrou na cidade vizinha de Curitibanos o local ideal para continuar sua jornada. A localização central no estado e a abundância de matéria-prima, tornavam a cidade um polo estratégico.
Passados seis anos, em 1967, essa unidade foi vendida a uma outra companhia fosforeira, que optou por encerrá-la com intuito de eliminar a empresa concorrente.
Foi então que surgiu uma nova oportunidade: ainda em 1968, Ulysses fundou a SA Fósforos Gaboardi, agora no então distrito de São Cristóvão do Sul (hoje municipio emancipado). Sem imaginar, ele estava acendendo a chama de um dos grupos industriais mais sólidos e diversificados do Brasil.
Maior fabricante de palitos para sorvete da América Latina
Referência em cordas ecológicas e multifilamentos
Prendedores, espetinhos, laminados e artigos para o lar